Licença de Piloto de Planador

Estou fazendo minhas horas de vôo para adquirir a licença de Piloto de Planador, então, trarei à vocês algumas informações sobre os requisitos para a licença ser concedida, para os interessados é claro!

Antes de tudo é necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e também, ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 4ª classe, uma dica para quem quer seguir carreira na aviação e prosseguir com os curso de Piloto Privado é já solicitar o CMA de 2ª Classe.

Sendo considerado apto no exame de 4ª classe, o candidato agora poderá iniciar suas aulas práticas, porém, como em todas as licenças de piloto, pede-se uma aprovação em prova teórica ministrada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as matérias da prova são as mesmas do Piloto Privado (Teoria de vôo, Conhecimentos técnicos, Regulamentos de trafego aéreo, Navegação aérea e Meteorologia), o que muda é o conteúdo, que para Planador é mais básico, por exemplo, não é cobrado o funcionamento de um motor em conhecimentos técnicos pelo fato do planador não ter motor. Se pegarmos o antigo RBHA-61 veremos que é necessário ser aprovado na prova teórica mas o curso teórico não precisa ser feito em escola homologada pela ANAC, ou seja, o aluno pode estudar por conta própria, mas com o novo RBAC-61 de JUN/2012 tudo mudou, vai ser necessário fazer a parte teórica em escola homologada, eu disse vai ser porque apesar de ja estar em vigor, para melhor adaptação dos usuários, estes terão um ano para poder seguir as normas do RBHA-61 ainda.

Caso você seja aprovado na prova teórica da ANAC chegará à melhor parte do curso, a prática! Agora você vai aplicar toda a teoria no vôo, no começo é meio dificil ficar ligado em tudo e fazer as coisas do jeito certo, mas com o tempo você pega o famoso “pé e mão”.

Muitos irão questionar o fato de só fazer a parte prática após ser aprovado na teórica, seria o mais correto, porém, ninguém consegue esperar muito não é? O RBAC-61 permite que o candidato à licença execute vôos de instrução com instrutor à bordo mesmo sem a prova teórica, porém, se quiser fazer o vôo solo (voar sozinho na aeronave) você precisa ser aprovado na teoria e ter completado 18 anos.

Espero ter ajudado, qualquer duvida só entrar em contato direto ou comentar esse post.

Muito obrigado pela atenção e bons vôos!!!

Carlos Eduardo Damasceno”.

About these ads

2 comentários sobre “Licença de Piloto de Planador

    • Olá Giuseppe,
      para motoplanador você precisa da banca de PPL(Planador). Mas aqu no aeroclube onde eu faço, o motoplanador está desativado para manutenção, assim que ele for liberado, acredito que os alunos não voarão nele tão cedo, pois o planador é mais fácil para se intruir. Quem sabe no futuro, depois de nos tornarmos pilotos de planador eles não liberam pra gente ;)
      Abraço!
      Carlos Eduardo Damasceno”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s