Por que ser Piloto de Planador

A pilotagem de Planadores com certeza é uma área pela qual poucos se interessam, talvez pela falta de divulgação desse esporte ou pelo desinteresse, não temos como saber ao certo.  Vamos falar um pouco sobre o piloto de planador, aonde ele pode chegar, o que ele ganha fazendo isso e outros.

Vamos começar pelos pré-requisitos para ser piloto de planador. Para se voar solo (sozinho) em um planador, é necessário que se obtenha a carteira de Piloto de Planador que é concedida pela ANAC, para obtê-la você precisa ter feito a prova teórica da ANAC, se for aprovado você deve fazer 60 reboques ou 15 horas de vôo de instrução em Planadores, esses reboques podem ser iniciados aos 16 anos de idade. Após ter completado 18 anos e os pré-requisitos acima, você pode solicitar o cheque de vôo da ANAC, você vai fazer manobras de vôo com o instrutor autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil e ser aprovado nelas. Depois de basicamente isso, você já pode retirar sua carteira.

Agora, pra quê tanta coisa pra poder pilotar uma aeronave que não consegue nem deoclar sozinha por que não tem motor e depende de térmicas para poder voar?

Primeiramente, devemos lembrar que a pilotagem de planadores acima de tudo é um esporte, um hobby que não vai trazer remuneração à ninguém, apenas o prazer de realmente voar como os pássaros (eles não tem motores!). Então se você gosta de aviões ou de voar, ta ai um motivo para ser Piloto dessas maravilhas que se sustentam no ar sem tração própria. Se você gostar desse esporte, pode competir, bater recordes para melhorar suas insígneas(premiação) e pilotar outros tipos de planador.

Vamos supor que seu sonho de criança é ser um famoso Comandante de Linhas áereas internacionais. O Planador pode ser muito importante na sua carreira pois os Planadores são muito sensíveis, um pequeno toque nos comando e você já consegue comandá-lo. Aeronaves bem projetadas voam “sozinhas”, não estou querendo dizer a besteira que muitos dizem sobre automação, que os aviões super-tecnológicos voam sozinho e os pilotos não os comandam. O que quero dizer é que em aviões com bons projetos, em vôo, você não precisa ficar levando o manche de um lado para o outro ou pisando no pedal o tempo todo, quanto menos você fizer melhor porque um bom vôo é um vôo “limpo”, onde o arrasto é mínimo.

Arrasto: Força na mesma direção porém em sentido oposto à tração (que leva o avião pra frente), então o arrasto segura a aeronave, leva ela para trás. É causado pelas peças da aeronave que “batem” no ar e por ações que mudem o projeto da aeronave. Exemplo: quando o piloto puxa o manche, os profundores levantame o nariz da aeronave também, esse levantamento dos profundores levam à um arrasto indesejado, eles mudam o projeto original da aeronave que foi feito com ele neutralizado.

Continuando com o futuro Comandante, esse vôo com arrasto mínimo ocorre quando o mínimo dos comandos é usado, usa-se somente o necessário, nada mais e nada menos que isso. Com uma pilotagem desse tipo com certeza você vai pergar o famoso “pé e mão” que é a sensibilidade que o piloto adquire tentando deixar a aeronave voar.

Outro fator que pode ajudar esse Comandante é o fato de Planadores voarem sem motor, ou seja em uma situação de pane esse piloto terá a tranquilidade e elgância de pousar a aeronave em segurança sem se desesperar. Não estou falando para você tentar pegar uma térmica com uma aeronave de médio ou grande porte com no mínimo 50 passageiros embarcados, isso vai ser impossível! Mas claro que como o seu treinamento foi feito sem motor, você vai ter um pouco te calma e vai achar um local adequado para o pouso seguro, além de conseguir deixar a aeronave voar, sem criar arrasto e assim voar o mais distante possível para tentar chegar à um aeroporto.

Outro motivo pelo qual muitos querem pilotar Planadores é que o custo da formação de piloto (para quem que seguir carreira) se torna mais barato. Com a carteira de Piloto de Planador você pode abater algumas horas no Piloto Privado e mais algumas no Piloto Comercial, horas suficentes para uma bela economia de dinheiro e tempo.

Essas são os principais motivos para se tornar um Piloto de Planador. O meu certamente é o segundo, quer seguir carreira na área de aviação, mas claro que com isso o terceiro caso acaba entrando também, até porque se pudermos gastar menos, melhor. Mas sempre lembrando que devemos prezar pela segurança, o preço do Planador é mais barato porque seu custo é menor, pois não se gasta combustível (só o do rebocador), o único gasto é com manutenção. Nunca se iluda com os preços das horas de vôo.

Muito lugares exibem preços muito abaixo do padrão por não fazerem a manutenção adequadamente, nas horas que devem ser feitas. Você vai pagar barato até essa falha na manutenção te matar ou lesionar e acabar com sua carreira na aviação.

Muito Obrigado,

Carlos Eduardo Damasceno”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s