Simulador de vôo

Os simuladores de vôo tem como principal função treinar os pilotos em determinadas aeronaves que são perfeitamente reproduzidas no computador. Mas com o avanço da tecnologia e com a acessibilidade de hoje em dia a maioria dos entusiastas da aviação possuem simuladores de vôo em vários modelos e escalas, simuladores de guerra ou de aviação comercial, existem aqueles que simulam no teclado do computadore também os mais sofisticados que montam um  pequeno painel em seus quartos para simular com mais realidade. Alguns usam os simuladores apenas para brincar outros querem treinar para o futuro que desejam e fazem isso com muita determinação, aprendendo muito com a aviação virtual.

Apesar dessa divergência de funções desses softwares eles ainda são uma boa opção para treinamento de pilotos. Muitos fabricantes de aeronaves e empresas aéreas montam simuladores “full motion” que reproduzem todos os sistemas e movimentos do modelo de aeronave que quiserem. Existem ainda os simuladores que possuem cerca de 8 telas ou 3 projetores além da cabine montada em escala real, que reproduzem todos os sistemas porém não os movimentos, o que não deixa de ser um excelente treinamento.

Para os que ainda não tem idade para começar sua carreira na aviação ou lhes faltam dinheiro, o simulador é um bom investimento. Se você for determinado e gostar de estudar coisas da área pode rapidamente chegar a pilotar aeronaves virtuais de grande porte com muita profissionalidade e competência, mas por favor não vai achar que é o melhor piloto da face da terra por isso! O simulador com seus extras (joystick, telas, instrumentos, pedais, manete de potência) apenas te dá uma noção de movimentos das aeronaves e de sistemas mas não te mostra nada sobre o frio da barriga que se tem em vôo, muito menos sobre questões de tráfego aéreo, separação de aeronaves. As redes de vôo virtual não conseguem reproduzir esses tópicos com perfeição.

Não existe um treinamento melhor que em aeronaves reais. Mas se você pode comprar um simulador e pelo menos um joystick já é de bom grado. O joystick te dá uma boa noção dos eixos do manche (dificuldade encontrada por muitos nos primeiros vôos). Os estudos vão te mostrar muito do Piloto Comercial pois no curso de Piloto de Planador e Piloto Privado você praticamente não usa instrumentos da aeronave, você voa por regras de vôo visual, olhando pra fora e para a linha do horizonte o tempo todo.

Estudos são sempre bons, se você pode se adiantar neles, ótimo. O errado é querer aprender demais e querer usar esses conhecimentos na hora errada.

Então lembre-se que simuladores são muito bons para o treinamento na área de aviação, mas não são suficientes. Deve-se estudar muito e voar muito na vida real para poder adquirir o “pé e mão” (sempre falo deles!) e voar bem, com qualidade e segurança.

Muito Obrigado,

Carlos Eduardo Damasceno”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s