LABACE 2012 – Review

Até que enfim, depois de mais de um mês sem novos posts estamos aqui de novo.

Estou trazendo uma pequena análise de como foi a Labace 2012.

Assim como nos últimos anos, a maior feira de Aviação Executiva da América Latina foi sediada na área que pertencia à antiga VASP (Viação Aérea São Paulo) no aeroporto de congonhas. O local é bem grande, comportou todos os visitantes, expositores, aeronaves e estandes sem apertos. Infelizmente ele não fica muito perto da pista, o que pode ter decepcionado alguns, mas não tirou a graça da feira.

De revistas à grandes fabricantes de aeronaves, diversas áreas da aviação foram representadas.

Logo na entrada estava presente um enorme helicóptero laranja capaz de carregar. O Kamov ka-32A11BC com suas 6 (seis) pás consegue carregar 5ton sendo no máximo 3,7ton dentro dele. Com certeza é um representante de PESO!

ImagemKAMOV KA-32A11BC – Imagem de Breno Brunelli

Existia uma área dedicada somente às asas rotativas. Tinha helicópteros bons para instrução, para transporte de executivos, alguns com inovações como o MD-explorer com seu sistema NOTAR (No Tail Rotor – Sem rotor de cauda) além de vários modelos já conhecidos pelos entendidos da área.

Agora vamos falar sobre as aeronaves movidas à hélice.

Na exposição poderia se encontrar grandes representantes de turbo-hélices como o Cessna Grand Caravan, Quest Kodiak, Pilatus PC-6.

Nas aeronaves à pistão destaque para o clássico Cessna 182, o Cirrus SR-22 e a novidade em instrução aeronáutica, o Cessna Corvalis TTx.

Nos Bimotores: Sêneca, King Air, Baron e o Piaggio Avanti com suas características inovadoras.

Nas aeronaves à jato era onde poderíamos encontrar a maior variedade de modelos de aeronaves. De diveros tamanhos e categorias. Algumas bem “simples” se comparadas à referências mundiais em luxo em aeronaves.

Os destaques da feira eram o Legacy 650 da Embraer. O Phenon 300 da Embraer que tinha uma versão Equipada com UTI. Também expostos estava a grande família Citation da Cessna. A Bombardier estava representada pelos Learjet, Challenger 300 e o gigante Global 6000. A Gulfstream trouxe três modelos expostos em uma área reservada e isolada. A Hawker Beechcraft trouxe dois de seus jatos para serem expostos. Não podemos deixar de falar da Dassault Falcon que trouxe dois de seus grandes jatos executivos.

Ainda nas aeronaves à jato, vamos aumentar um pouco o porte das aeronaves. Duas aparições que normalmente estão nas linhas aéreas estavam expostas na versão executiva. O Airbus ACJ318 Elite (Airbus A318) e o Embraer Lineage 1000 (Embraer E190), dois grandes representantes que com certeza chamou a atenção de todos os presentes.

Finalmente chegamos à área dos estandes. Poderiamos encontrar nesse setor, empresas de Headsets aeronáuticos com seus novos produtos, algumas empresas de aviação executiva, revistas de aviação, um estande da ANAC, do SRPV-SP, condomínio com pista de pouso, a atração dos simuladores de vôo e vários outros ligado à essa categoria da aviação.

Essa foi uma pequena análise sobre como foi a Labace desse ano.

Se você acessar o Canal Piloto do Sales (http://canalpiloto.com.br/) e o Aerocócos do Klaus (http://www.aerococos.com/) e depois derem uma olhada no canal deles no youtube, poderão encontrar análises em vídeo sobre a feira. O Klaus fez um tour virtual por ela que ficou muito bom!

Espero que tenham gostado.

Um abraço,

Carlos Eduardo Damasceno”

One thought on “LABACE 2012 – Review

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s