Sinais dos planadores

Bom dia!

Nesse fim de semana aconteceu uma coisa que nunca tinha visto nos planadores, a pane de rádio.

Para essa e outras panes, existem alguns sinais que são feitos entre planadores e torre, planadores e rebocador, planadores e solo…

Hoje vou mostrar esses sinais que estão padronizados na maioria dos aeroclubes de planadores.

Começando com os sinais de solo, eles ocorrem entre planador e a pessoa que da asa ou entre aeronave rebocadora e o sinalizador.

PLANADOR E CORREDOR DE ASA

Enquanto o rebocador vai dando um pouco de potência para alinhar a corda de reboque, a pessoa que corre asa vai levantando o braço com a palma da mão pra cima diversas vezes como no polichinelo até que a corda estique, sempre mantendo a asa que está mais perto da pista no chão. Nesse momento ele para com o braço na altura dos ombros e direciona a palma da mão para baixo. Quando ele receber o OK da tripulação do planador ele alinha as asas do planador e isso indica que estamos prontos para decolar.

AERONAVE REBOCADORA E SINALIZADOR

O sinalizador vai copiando os sinais que o corredor de asa faz. Quando ele levanta os braços, o sinalizador faz o mesmo, quando ele para e coloca a palma da mão pra baixo ele repete. Porém, quando as asas do planador se alinham, o sinalizador gira os braços como se fosse a hélice de um avião para sinalizar que eles ja podem decolar.

PLANADOR E AERONAVE REBOCADORA

Durante o reboque alguns sinais podem ocorrer entre planador e rebocador.

– Se o rebocador balançar o leme de direção, devemos verificar se o freio está aberto, se não tiver, então devemos nos conectar na frequência do solo de planadores para poder coordenar alguma coisa com o rebocador, que quer nos informar alguma coisa.

– Se o rebocador fizer coordenação de primeiro tipo, significa que o planador deve desligar imediatamente pois o rebocador deve estar com algum problema no vôo.

– Se o planador fizer coordenação de primeiro tipo e com o freio aerodinâmico aberto, o rebocador deve desligar pois o planador está com pane no desligador. O freio aberto serve apenas para chamar atenção do rebocador.

OBS: Sempre que houver o desligamento, o padrão do aeroclube politécnico de planadores de Jundiaí é o Planador curvar À esquerda e o rebocador à direita.

PLANADOR E TORRE DE CONTROLE

Se em algum momento, você estiver em Jundiaí e ver um planador no circuito normal de aeronaves, provavelmente ele teve uma pane de rádio. Foi padronizado no aeroporto de Jundiaí, que a operação de planadores ocorre única e exclusivamente no setor W do aeroporto, pro lado da serra do Japi.

Se houver pane de rádio, devemos cruzar do setor W para o E, no través (em cima) da torre e executando coordenação de primeiro tipo e ingressar no circuito de tráfego de aeronaves.

Esse são os sinais que podem ocorre em uma operação de planadores, acho interessante todo piloto saber esses sinais, principalmente o que ocorre com a torre de controle, para que todos entendam uma situação dessa quando ela acontece.

Um abraço,

Carlos Eduardo Damasceno”

 

 

One thought on “Sinais dos planadores

  1. André 1 de março de 2013 / 10:09

    Encontrei seu blog no google e gostaria de agradecer pelos seus relatos, haja vista que estou começando o meu curso de planador, e suas informações são muito bem vindas.

    não pare de postar aqui no blog e no Canal Piloto.

    Att.

    André

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