Aeroclube/ Escola ou Universidade?

Boa Senhores,

Nessa nova fase do AVCL Aviação Civil, um assunto que falaremos bastante é formação aeronáutica. E por que não começar por um assunto bastante polêmico para quem escolhe a carreira de piloto atualmente?

Vamos falar um pouco sobre a escolha entre ir para uma Escola de aviação/ Aeroclube ou para a Universidade cursar Aviação Civil ou Ciências Aeronáuticas.

Em momentos de crise como o que vivemos agora, o número de pessoas que se deparam com essa dúvida é grande, e gostaria de ressaltar que somente irão encarar esse problema quem não possui condições financeiras de arcar com as horas de voo e bacharelado ao mesmo tempo.

Para começo de conversa, são cursos e opções totalmente diferentes, mas, sem dúvida alguma, os dois se completam.

A opção mais comum e mais adequada para quem tem a intenção de ser piloto, comissário ou piloto é, sem dúvida alguma, partir direto para os cursos teóricos e práticos ministrados pelos Aeroclubes/ Escolas de Aviação. A grande vantagem deles é que a fase teórica é rápida e muito mais barata (mensalmente), sem contar que as opções são muito maiores, gerando concorrência e preços menos salgados. O dinheiro investido em cursos teóricos e práticos para a formação de um piloto comercial (Monomotor/ VFR) assemelha-se ao investido em 3/ 3,5 anos de Universidade.

Por outro lado, o foco dos cursos de Aviação Civil e Ciências Aeronáuticas não é agilizar a formação, e sim formar profissionais completos para a aviação, ensinando gestão de aeroportos, empresas aéreas, logística, manutenção (documentação), direito, segurança de voo, piloto privado, comercial e por ai vai. Algumas instituições de ensino ainda “obrigam” o aluno a cumprir horas de voo para receber o diploma.

*Aqui vai uma dica: Antes de escolher em qual universidade vai estudar, por mais que algumas opções sejam as únicas perto da sua casa, pesquise MUITO a reputação da instituição, se sua infraestrutura está em operação, se os professores são bons, se há alguma parceria com empresas e se ela é real. Basicamente, verifique com alunos/ ex-alunos se tudo o que é prometido é real.

Se, de qualquer forma, o dinheiro não é suficiente para custear as horas de voo, não comece a brincadeira. Nesse caso vale mais a pena cursar uma boa Universidade, BOA MESMO, e trabalhar em solo (CTM, gestão de frota, coordenação de voos…) para juntar um dinheirinho a mais. Mais vale um diploma de nível superior do que um curso de piloto privado.

A Universidade te da um diploma de nível superior, que abre outras portas. Onde você pode se dedicar por algum tempo até poder bancar suas horas de voo.

Lembre-se de uma coisa: Com estudos não se pode brincar, um diploma ruim pode te queimar! Não escolha o local onde vai estudar e voar só por causa do preço, às vezes chega a ser tentador, mas ele tem um motivo para estar muito abaixo dos outros e isso pode te prejudicar. Então, não tenha pressa para decidir, pesquise bem. Se precisar mudar de cidade para ter um estudo digno, porque não? Não tenha medo de arriscar em coisas boas, tenha medo de coisas suspeitas. Se há dúvida, não vá!

Então, sempre planeje muito bem suas ações, elas vão definir seu futuro profissional. Avalie sua situação financeira, seus objetivos e defina qual o melhor caminho a ser seguido. Não fique com medo nem vergonha de seguir um caminho diferente, ele pode ser sua salvação.

Outra dica importante é: Não saia do foco. Se as circunstâncias da vida te levam a mudar de profissão, MUDE, mas sempre se lembre de que você tem um sonho a seguir e que aquilo é passageiro, não desista. Tem espaço pra todo mundo!

Fico por aqui,

Qualquer dúvida entre em contato:

avclaviacao@gmail.com ou aqui nos comentários.

Aguardem novos posts, grande abraço,

Cadu Damasceno”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s